Por que eu deveria te comprar?

“Não há uma segunda oportunidade para causar uma boa primeira impressão” – Oscar Wilde


Você compra um produto por causa da aparência dele?


Eu, com certeza! Sou APAIXONADA por design, pela estética das coisas.


As pesquisas dizem que o design de um produto é um elemento fundamental para o sucesso da marca, uma vez que impacta diretamente na imagem transmitida ao consumidor final.


Os recursos visuais aumentam a familiaridade com a marca, dando às pessoas algo que elas reconhecem instantaneamente. Construir confiança é um dos principais objetivos de uma marca, e os consumidores correlacionam familiaridade com confiança.


Mas porque eu estou escrevendo esse post? Porque fiquei encantada com o presente que ganhei ontem de uma amiga (até postei no stories). Sim, essa foto é de um Azeite de Oliva. Não é um perfume da Chanel! Confesso que a minha associação foi imediata. E isso é ótimo pra marca, pois está sendo comparada a uma das marcas mais clássicas, refinadas e desejadas do mundo (certamente eu não fui a única a fazer essa associação). Mesmo pertencendo a outro segmento.


O formato da caixa, as cores, a logo, as fontes e a textura são elementos de classe que elevam o nível do produto, sem ao menos você tê-lo experimentado. E quando você abre a embalagem, se depara com um frasco super bonito! Você imediatamente pensa: “esse será usado em ocasiões especiais”!


Em minha opinião, quando concebemos algo para apresentar pro mercado, precisamos ter em mente quais são as emoções que queremos despertar no público alvo e usar elementos que consigam fazer esse link.


Eu não conheço a dona dessa marca, mas hoje passei uma mensagem pra ela, parabenizando-a pelo cuidado com os detalhes na criação do produto. (Instagram @almadeaove)


E aí fiquei pensando como uma imagem vale muito! E por isso, temos que nos preocupar com a nossa imagem pessoal. Ela reflete de fato quem somos? Devemos lembrar que as pessoas vão tirar conclusões a nosso respeito mesmo antes de abrirmos a boca (e muitas vezes nem temos a chance de fazê-lo).



gif

“A impressão deixa uma “lembrança”, sensação que perdura a respeito de alguém ou de alguma coisa. Quando deixamos uma má impressão para o outro, temos que imprimir novas lembranças boas para substituir a primeira, e isso é muito mais trabalhoso.” - O segredo


E antes que você diga, que não está nem aí pra opinião alheia, a percepção equivocada da outra parte pode ser um entrave à sua entrada em uma empresa, à uma possível promoção, ao início de uma nova amizade, a uma paquera ou até a um negócio.


Quem se valoriza, se cuida! E somos nós que ditamos, através das nossas atitudes, como queremos ser vistos e tratados pelos outros.


É claro que uma embalagem bonita com um conteúdo ruim, a longo prazo, não se sustenta. Mas se estivermos na dúvida entre 2 produtos/candidatos/serviços similares, na bola dividida, ainda que pagando um pouco mais, certamente escolheremos o mais agradável, mais harmônico e, consequentemente, mais bonito.


Não podemos esquecer que todos nós julgamos os outros com base em idéias preconcebidas e estereótipos preexistentes em nossas mentes. Em questão de segundos, somos capazes de escolher, entre duas ou mais pessoas quem é a mais confiável, a mais cuidadosa ou até a mais inteligente, sem que essas pessoas falem absolutamente nada. E isso não tem a ver necessariamente com elas, e sim com as experiências que já vivenciamos, as referências que temos em nossas mentes e até a nossa cultura. Por isso, devemos usar os recursos visuais a nosso favor.


Você se compraria se estivesse na prateleira de uma loja?


Só a título de informação, de acordo com a Ipsos, uma empresa de pesquisa independente, fundada na França em 1975 e controlada e gerenciada por profissionais de pesquisa, num relatório publicado em 2018, constatou que “a maioria dos americanos concorda que o design da embalagem de um produto (72%) e os materiais usados ​​para embalar um produto (67%) geralmente influenciam suas decisões de compra ao selecionar quais produtos comprar. O design da embalagem é visto como ainda mais importante na compra de um presente, com oito em cada dez concordando que o design da embalagem pode influenciar a escolha do presente (81%). Para dois terços, as embalagens de papel e papelão tornam um produto mais atraente do que outros materiais de embalagem (67%), e proporções semelhantes concordam que as embalagens de papel e papelão fazem com que os produtos pareçam premium ou de alta qualidade (63%).”


Quer saber mais sobre o relatório acima?

https://www.ipsos.com/en-us/news-polls/Most-Americans-Say-That-the-Design-of-a-Products-Packaging-Often-Influences-Their-Purchase-Decisions