top of page

Como você alimenta a sua alma?


Da mesma forma que o nosso corpo, a nossa alma também precisa ser alimentada. Me refiro a termos consciência acerca de nós mesmos e observarmos o que faz os nossos olhos brilharem e acalenta os nossos corações.


Para termos uma vida plena, além da saúde física, precisamos ter equilíbrio emocional. Como não fomos educados para pensar sobre isso, não é fácil incorporar atividades ao nosso dia-a-dia que nos tragam esse equilíbrio. Porém quando a maturidade chega, ficamos muito mais exigentes em relação ao uso do nosso tempo. Não temos mais todo o tempo do mundo, como acreditávamos quando éramos mais jovens e a necessidade de preenchimento e alinhamento dos nossos valores com o as atividades que estamos realizando ganham uma importância que antes não existia.


A maior parte do nosso tempo é preenchida com responsabilidades e não tem como mudar. O tempo livre que nos resta é muito pouco e precisa ser muito bem empregado a fim de gerar valor pra nossas vidas. Parece tarefa fácil, mas não é! Isso requer disciplina e compromisso. Basta uma inofensiva espiadinha nas redes sociais para perdermos o único momento do dia que tínhamos para dedicar a nós mesmos.


Quando a pandemia se espalhou, em março do ano passado, eu decidi retomar à minha rotina diária de meditação e exercícios físicos e para isso tomei a decisão de acordar um pouco mais cedo e não abrir nenhum aplicativo no celular, com exceção do Spotify que uso para meditar. Assim não corria o risco de perder tempo demais com redes sociais. No início não foi fácil, mas à medida que o tempo foi passando e se tornou um hábito, eu não precisava ficar mais me convencendo que precisava checar o celular pra ver se havia alguma mensagem importante.



O simples fato de almoçar ou jantar na área externa da casa, me exercitar ao ar livre, ouvir música, assistir um bom filme, conversar com uma amiga, ler uma revista de moda ou decoração, ir à praia ou assistir o pôr do sol me deixam muito feliz e me dão a sensação de que meu dia valeu à pena. Por isso, sempre tento encaixar alguma dessas coisas na minha rotina. São coisas muito simples e que demandam pouco esforço, mas se não eu não priorizar, o dia passa e eu só sobrevivo. A sensação de estar fazendo algo que me dê prazer é muito boa! Eu ganho meu dia!




Se ajustarmos o nosso foco para trazer alegria ao nosso coração

aumentaremos a nossa energia e alimentaremos a nossa alma.


Por causa da pandemia, não tive condições de ir para o Brasil com minha família nesse final de ano e resolvemos passar uns dias na Florida, a fim de fugir do frio de Michigan. O fato de estar na praia, ouvindo o barulho do mar e pisando na areia (mesmo com alguns dias chuvosos e até frios), renovou as minhas energias. Resolvemos ir até Key West e foi uma experiência incrível! Aliás, se tem uma coisa que alimenta a minha alma é viajar! Em tempos de pandemia, virou artigo de luxo!


O exercício físico é importante, assim como uma dieta balanceada também, mas os pequenos prazeres têm uma importância muito grande em nossas vidas, pois nos darão a sensação que o nosso dia valeu à pena! Mude seus hábitos. Comece e termine seu dia alimentando a sua alma.


Olha a minha cara de felicidade no vídeo feito por meu marido andando de bicicleta à beira do mar, na orla de Key West.


bottom of page